terça-feira, fevereiro 19, 2008

Flying Chickens

Eu adoro viajar. Nao para qualquer lado nem de qualquer maneira. Nao sou daquelas aventureiras que vao de mochila às costas para lugares inóspitos com a sensaçao de estar a explorar o mundo e que dormem em quartos sem tv, com baratas gigantes, sem higiene ou água quente.
Comigo nao há cá viagens sem levar secador de cabelo. Quem tem carapinha perceberá.

Mas o que eu sinto hoje em dia é que é preciso gostar muito de viajar para o fazer, porque a viagem em si é um nojo, um verdadeiro nojo. Só se aguenta porque do outro lado da barca do inferno está um pequeno éden tropical.

Entar no aeroporto é o principio de um pesadelo saido da twilight zone.
O check in tres horas antes e as suas filas intermináveis, o ter que lamber as botas à parva da hospedeira para tentar ter um lugar de jeito, que nunca há, pelo menos para mim.
Segue-se um passeio quase sempre muito ensonado pelas lojas de gravatas manhosas e cheira-se trezentos e dez perfumes até ficar com dores de cabeça.
É nesse momento que ouvimos uma voz a explicar que o voo se irá atrasar quatro horas porque sim.
E lá nos arrastamos para a sala de embarque onde começa o longo e vil convivio com os outros passageiros que infelizmente pelo factor tempo e espaço aprendemos a conhecer muito para além do desejado.

E Isto é a parte boa.

A partir do momento que se entra no aviao é a segunda guerra mundial. Eu dei por mim a andar lentamente na mangueira e a pensar nos vagoes para auschwitz .
Uma amálgama de gente desumanamente comprimida entre cheiros, bactérias, tosses e espirros, para nao falar do resto.
A histeria e avidez colectiva na chegada ao aviao, genero jogo das cadeiras como se nao fosse haver lugar para as malas e para sentar todos os passageiros. Arrumam os bagulhos com as maozinhas gordas e pensam "ganhei! já me posso sentar a arfar!".

E a comida? Como é que pessoas normais bem nutridas que nao moram debaixo da ponte se sujeitam a comer aquilo? só porque é de borla? uma refeiçao de quê, cinco euros?

Deviam era pagar a quem comesse aqueles ovos sem gema e doces pintados com canetas de feltro.

Seja de que duraçao for o voo, eu só entro na casa de banho em caso de emergencia, mesmo. Aqueles cubiculos com um cheiro nauseabundo onde nem sequer há angulo para se fazer nada e para uma descendente do H.Hughes, tocar seja no que for é morte certa.
Mas se não morrermos infectados podemos sempre ser sugados pelo autoclismo gritante genero filme de James Bond, " Now you shall die Mr.Bond ".

Para nao falar das hospedeiras ou lá como se chamam agora, que andam ali de um lado para o outro com um sorriso verde e cheias de vontade de torçer o pescoço a toda a gente, o que eu percebo perfeitamente, porque as pessoas sao umas chatas.
Como tenciono continuar a viajar bastante, há algum tempo arranjei uma soluçao para minimizar o trauma do aviao.
Entro, sento-me, como uma pastilha, leio uma revista enquanto o aviao levanta.
Mal estamos no ar enfio um stillnox pela goela abaixo, ponho uma venda, ponho uns tampoes nos ouvidos, tapo-me com duas mantas por cima da cabeça e encosto me numa almofada insuflável. Fico uma especie de burka voadora. E funciona.

Só acordo quando o aviao pousa.
Fico um bocado tonta durante umas horas porque aquilo é forte, mas é como magia. Sou teletransportada de um ponto para o outro sem ter que presenciar a decadencia do ser humano no aviário a debicar a caixa de aluminio e a pedir mais pão de plástico.

E se o aviao cair, qual mascara qual carapuça. Deixem-me mas é dormir!

15 Comments:

Blogger RA said...

Gostei muito deste post! O que eu me ri.... quanto mais voas menos gostas de voar, a verdade é essa. Eu lembro-me de, em miúda, fazer caminhas nos 707 vazios, lugares do meio e esticar-me à grande com 3 e 4 almofadas... comer com talheres à séria e individuais de pano... agora que as viagens de avião se democratizaram, não há espaço para nada... eu já cheguei ao cúmulo de fazer uma cama no chão e enregelar...e de partilhar, cabeça com cabeça, os lugares do meio com uma sul-africana de 1.90...é o desespero do viajante. Qualquer pessoa se torna selvagem na aeronave.

4:33 da tarde  
Blogger Catwoman said...

este post é indicado para ti que deves ser pior do que eu...
eu lembro-me de ir para o canada num mega aviao semi vazio toda esticada, na maior.
Foi há 20 anos.

4:59 da tarde  
Blogger Catwoman said...

tb já sabes a minha historia de ter acordado agarrada a um brasuca a meio de um voo..

5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Após tanta embirração,em grande parte legítima,com os preliminares da viagem, espero que tenhas encontrado o teu Éden no destino.
Questiono se foi desta que conseguiste viajar sózinha...!

11:26 da tarde  
Blogger Giso said...

Eheheh.
Eu assino por baixo.
Odeio andar de aviao.
Aquela sensacao de ressaquite qd finalmente se sai do aeroporto e' demolidora.
E junta a tudo isso horas sem puder mandar o shot de nicotina.
Infernal.
Felizmente eu nao preciso de comprimidos para dormir.
E' so' recostar-me, fechar os olhos e ja' esta'.
Ninguem tenta falar comigo em parte alguma porque fico sempre com aquela minha cara de muito poucos amigos.
E lembro-me o qt gostava de andar de aviao qd era miuda.
A excitacao de voar, o frisson da aterragem.
Agora ja' nao contam entre tantas chatices.
Tenho que comecar a voar em 1a - talvez qd ganhar a lotaria.
Bjs

8:19 da manhã  
Blogger MIN said...

ele há coisas do diabo!
welcome back to parvónia!
O sol, a água de côco, os golfinhos, o mar, os brazucas?
Tudo em cima?
kiss

10:36 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

subscrevo.

em primeira classe logo que pud$r

11:03 da manhã  
Blogger CAP CRÉUS said...

Muito bom este post!:-)
De facto é como dizes, a não ser que as empregadas de café do ar andam por ali, como se fossem todas muito boas, muito viajadas e fossem melhor que toda a marabunta que ali está sentada a "arfar", e felizes por terem arranjado lugar para guardar os sacos e saquinhos com os souvenirs todos!
Um grande bem haja!

1:11 da tarde  
Blogger Bluedog said...

Querida CAT, seu fosse eu a si ia passar férias à praia fluvial da Ribeira de Santarém...dito isto, de facto os "good old days" do viajar de avião são isso mesmo, a memória de um passado ainda muito recente nas nossas vidas em que as pessoas guardavam a sua Identidade, agora cada vez mais difusa nesta massificação de tudo em que nos vamos perdendo e diluindo.

Wellcome back !

2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Olá....
Desde Andorra que não falávamos...
E que tal noite de Lisboa ? O que está a dar ?
Parabéns pelo seu blog... fantástico...!!!
E que tal a viagem ao Brasil ?
Até já
Simao

4:58 da tarde  
Blogger Unknown said...

ahahaha! chá?café?café?chá? tenho que experimentar esse drunf...eu detesto também os aviões e aeroportos. E aquele ar condicionado sinistro?e a malta que leva a puta da bagagem toda para dentro do avião e quase não tens espaço para a verdadeira bagagem de mão?Eu já massacrei várias vezes as gajas, as tais das hospedeiras, para me mudarem de lugar por causa do cheiro de alguns passageiros. E continuo a acreditar que põem alguma coisa na comida para não ires à casa de banho dos aviões...qual safe toilet syndrom do viajante! Bom, mas viajar é óptimo! beijos

6:57 da tarde  
Blogger Catwoman said...

ora bem, giso tou a ver atua cara de poucos amigos lol..nao ha quem se chegue..lol

min, nao houve golfinhos deta vez mas correu tudo bem!

anónimo, encontrei o meu éden que ja conheço e nao me farto.
nao, ainda nao foi desta e nao me parece que sera tao cedo porque tenho medo de ser raptada..

8:28 da tarde  
Blogger Catwoman said...

capcreus, sao umas convencidas, só que dantes eram giras, agora nem isso..

bluedog, se estivesse o tempo que esta no brazil ia concerteza.

bjs!

8:30 da tarde  
Blogger Catwoman said...

ola simao! sim desde andorra lol..
belas pistas!

ta tudo a dar desde que haja espirito, e pouco miserabilismo que ja nao se aguenta esta gente toda a queixar-se da vidinha..
quem é que lhe deu amorada do meu blog? lol

8:32 da tarde  
Blogger Catwoman said...

carlota, como é que eu pude deixar passar o ar condicionado?
falha gravissima!
eu que sou a maior inimiga do AC! odeio! há anos que ando em guerra com todos os sitios que insistem em por AC gelado horrivel em todo o lado..
fico logo doente..
A burka voadora tb protege contra o AC..

bj

8:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home