segunda-feira, julho 30, 2007

Express Romance

Os momentos verdadeiramente romanticos existem mesmo ?
Ou são apenas reflexo da capacidade que o cérebro tem de adaptar e distorcer a realidade conforme lhe é subtilmente pedido ?
E porque é que o passado é sempre mais romantico do que o presente ?
Porque é que o "agora" nunca é o supra sumo do romantismo ?
Nós somos a fraude do pensamento, embrulhados em fantasias nostálgicas.

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cat, que extraordinária e estranha coisa é essa de um momento verdadeiramente romântico ? E o que significa romântico ?

Como me parece mais ou menos claro, nada (coisas ou seres vivos do universo) é romântico (ou tenebroso ou bonito ou feio ou piroso, etc.) em si mesmo; o que qualifica certa situação ou reacção ou momento ou lugar ou o que seja como romântico é o juízo que um ser humano faz desse acontecimento ou coisa ou ser.

E esse juízo é, naturalmente, feito à luz da cultura, hábitos e época da pessoa que o faz. Depois, dentro de um mesmo espaço geográfico, temporal, social e cultural - o que nós poderíamos chamar uma determinada sociedade - existem ainda extraordinárias diferenças, determinadas pelas vivências e gostos de cada um.

Finalmente, de pessoa para pessoa varia, ainda, a capacidade, a medida e o prazer de receber estímulos dos seus cinco sentidos, de ver e cheirar e tocar e ouvir e saborear, enfim, de sentir, e, num estádio mais avançado ainda, de conjugar essa sensibilidade toda e, no final da linha, de a pensar e escrever e questionar. Há os que vibram e voam com o cheiro dos lilases nos montes e os que nem o sentem; há os que vão à lua com os pianos e violinos de Bach e os que nem distinguem os instrumentos naquela imensidão de sons; há os que vendem tudo o que têm por um jantar no The Fat Duck ou no El Bulli e aqueles para quem comer é uma maçada e pura questão de sobrevivência; há os que se sentem donos do universo a ver um pôr do sol grande e laranja e encarnado e magenta e sei lá que cambiantes mais e arrebatador num fim de tarde à vela no mar e os que acham que isso é uma lamechice e enjoo sem sentido e gozam antes os seus fins de tarde num fumarento café, com os seus companheiros de tertúlia, a discutir Sartre e os outros existencialistas chatos e dementes; há aqueles para quem palpar a lombada de pele de um livro antigo e sentir o papel rugoso é um prazer sem limites e aqueles outros .... e por aí a fora.

E, nas conjugações disto tudo, as diferenças são ainda maiores, e, por isso, há quem literalmente ame Marrakesh, não troque por nada deste mundo um fim de semana alargado a embriagar todos os sentidos no Palais Rhoul e nos contrastes marroquinos e outros para quem Marrocos é apenas sinónimo de mau cheiro e sujidade e por aí.

E, cara Cat, ainda bem que é assim. Porque é esta diversidade que constitui a riqueza do ser humano e que faz com que, quando duas pessoas descobrem sentires afins, e vôos tangentes, sintam essa coisa extraordinária que dizes ser o momento verdadeiramente romântico.

C.

10:39 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

bem...o meu comentário será mais curto.

na minha óptica essa é uma ilusão claramente feminina. as mulheres almejam sempre mais e mais alto em termos de romance. nessa perspectiva aquilo que foi é sempre melhor do que aquilo que é ou será, aguardando sempre por um momento idílico de romance supremo, que de qualquer forma, por sua vez passará à história.

12:51 da tarde  
Blogger pp said...

Eu acho que existem, embora o que é verdadeiramente romantico para mim possa não ser para ti.
Eu não acho que o passado seja mais romantico que o presente. O agora é o que se vive da melhor forma que se pode, na vida de cada um.
Eu concordo ali com o C. e não acho que tenha algo a ver com o genero.
Bijou

1:46 da tarde  
Blogger Bee said...

Cat ,
Eu acredito que há momentos verdadeiramente românticos. claro está que como o C. bem diz, o verdadeiramente varia de pessoa para pessoa. Mas não acho que esses momentos sejam só os do passado, porque quando se vive um momento romântico tem-se logo percepção (ó se tem!) do mesmo.

4:39 da tarde  
Blogger Catwoman said...

ola C.
Agrada-me que o meu pequeno post tenha suscitado um comment tao vasto, coisa rara aqui.

Um momento verdadeiramente romantico é um momento intenso, espontaneo e profundo.E claro, correspondido.

Parece-me que normalmente também será algo piroso, mas nessas alturas a pirosiçe vai á vida e tal como quando se está apaixonado, gosta-se.

nao sei se difere assim tanto de sociedade para sociedade, no sentido em que se de facto for profundo e sentido, será em qualquer sitio do planeta.

Agora concordo plenamente consigo quando diz que o xitex de uns será comer e de outros ouvir bach etc.
Aliás se há coisa que me excita é ouvir musica.

Mas eu estava a falar exactamente do momento homem/mulher.
Porque eu sei qual foi o momento mais romantico da minha vida até hoje, e na altura nem dei por nada.
Senti e avançei.
E agora tenho a noção que ás vezes há que parar para sentir o momento.

mas claro que ainda bem que há diversidade senão andávamos todos atras do mesmo, e isso seria uma bela seca!para não dizer pouco criativo.

Ps, Em relaçao a marrakesh, aí nao há romantismo nenhum...
Que me perdoem os fãs, mas eu tive medo e não sou uma mariquinhas.

6:03 da tarde  
Blogger Catwoman said...

G, nao acho nada.
Há homens super romanticos e que nem percebem que sao romanticos.
É uma questão de sentimentos profundos e da necessidade de os demonstrar em alto e bom som.
É como tudo, ou se é ou nao se é.
Nao dá para aprender ou perceber quando se vive num mundo controlado.

6:06 da tarde  
Blogger Catwoman said...

E já agora, passará à história mas ficará na história.

6:07 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

não disse que não havia homens românticos, claro que há. eu não sou grande exemplo, é verdade, mas acho é que as mulheres estão sempre à espera do próximo momento romântico e por vezes a memória leva-nos a acreditar que os anteriores ou de outrora é que foram OS momentos mais românticos.

quanto a ficar na história, acho que isso até é pior, leva às conversas tipo: "tu dantes ... e agora nada!"

na minha opinião, acho que as mulheres valorizam menos os pequenos momentos do que os homens, mas posso estar enganado (como muitas vezes estou)

7:11 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

e um homem até pode ser romântico, mas se os momentos de romance que proporciona forem iguais aos do que outro homem já proporcionou, passam a ser meras repetições.

7:13 da tarde  
Blogger pp said...

desculpem a intromissão :), mas gostava de comentar ali o comentário(passo a redundancia) do G!.
G, isso é uma visão um pouco limitada do que são as relações entre as pessoas.
Eu já vivi momentos iguais com pessoas diferentes e o prazer foi totalmente diferente, i.e., há coisas que fazes com uma pessoa que são um "frete", mas outra poderá surgir que fará com que essa mesma coisa já não seja um frete.
Não sou muito bom com as palavras espero ter sido claro.:)

9:58 da tarde  
Blogger Catwoman said...

G..repetiçoes?!
nao deves estar bom da cabeça!
Nunca há repetiçoes com pessoas diferentes.Para mim isso é impensável.
Seja de que natureza for.
Dizeres isso é muito mau.Significa que estar com uma pessoa para ti ou outra qqer é a mesma coisa..
Acho que neste tema nao te estás a sair muito bem...

12:14 da manhã  
Blogger Catwoman said...

bee, claro que há.O que eu digo é que quando estamos a passar por eles às vezes nao nos damos conta da relevancia..

PP, mas o que é romantico para uma pessoa nao tem que ser para outra.E ainda bem.
A questao é se te dás conta na altura ou só mais tarde..

12:17 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

Cat, já te expliquei pessoalmente.

Acho que muitas mulheres, em termos gerais, vivem numa ilusão de um romance vindouro ou de momentos românticos que virão quando às vezes o romance está ali.

Quanto às repetições, é óbvio que é sempre diferente, e se foi frete obviamente que uma segunda vez um momento igual poderá ser melhor, mas e se não fôr? se tiver sido um momento hiper romântico e outra pessoa faz a mesma coisa? não deixa de ser romântico, mas talvez seja menos.

that's my point.

11:08 da manhã  
Blogger Giso said...

Vai animada a discussao.
Mas eu vim deixar o meu apreco pelo comentario do C.
Agora a minha singela opiniao.
O romantismo e' a memoria de momentos felizes passados.
Fica o enlevo.
Bjs

2:04 da manhã  
Blogger Catwoman said...

ó giso, mas entao nao pode haver momentos romanticos agora?
que grande seca!
Olha podem -me enlevar à vontadex.
O que é a vida sem enlevo?
É uma grande merda.
Não é preciso viver num filme do Ivory, mas pode-se ter qqer coisita once in a while no?

kisses in America

1:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A nossa memória é mutável e dá enfase às partes boasd e esconde as más. Assim nada parece tão mau como foi.
E faz de nós uns saudosistas
Kisses, dear

11:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home