quarta-feira, janeiro 03, 2007

The Deer Hunter

Para começar bem o ano, estive a rever "The Deer Hunter" um grande filme da minha infãncia -não devia ser pois não era de todo indicado para uma criança de 7 ou 8 anos, mas o meu pai levava-nos a ver o filme que lhe apetecia e pronto, e os tempos cinéfilos eram outros e ainda bem que fui-.
Certo é,que me marcou ao ponto de ter certas imagens na cabeça durante anos.
É um filme completo, brilhante, tanto simples como complexo, tal como o tema que aborda, a guerra.
Fala da ingenuidade do antes, quando os homens, que não o são ainda , anseiam pelo combate sem saber o terror e a loucura que os espera, do durante, com uma visão tão realista que doi fisicamente , do depois, na angustia de voltar à terra de ninguém, quando já não se é nada depois do que se passou e se viu.
O de Niro está, para mim, no expoente máximo, talvez o melhor papel dele a seguir ao Padrinho, o Christopher Walken tem a melhor ou pior cena do filme, para quem conheçe sabe bem do que estou a falar, e o Savage e a Meryl Streep também cinco estrelas.
Ganhou claro o Oscar de melhor filme em 1978 e a musica é linda e inesquécivel, ainda a ouço de vez em quando.
É um filme que tinha medo de rever por saber que me ia ficar a martelar a cabeça, outra vez.
Acho que toda a gente devia ver, sobretudo quem acha que sabe alguma coisa sobre guerra e tem a mania de mandar umas idiotiçes para o ar.
Talvez dê uma perspectiva do que tanta gente passou e ainda passa, sabe alguêm em nome de quem ou de quê.
Uma boa maneira de começar o ano dando valor à vida e à liberdade.

14 Comments:

Blogger GoncaloCV said...

Fabuloso filme, um daqueles que com o tempo se torna cada vez melhor, como um bom vinho, mas também cada vez mas assombroso, cheio de fantasmas e medos.


Niki!! Niki!!!

Bjs

10:37 da manhã  
Blogger Catwoman said...

que horror, foste logo buscar a tal cena...ate me da arrepios..

mao!psh!mao!psh!

4:08 da tarde  
Blogger Bee said...

Por incrível que pareça, confesso que nunca vi o filme. Vou pôr um lembrete no telemóvel para a próxima vez que for ao BlockBuster.

Não sei porquê mas há uns filmes básicos, que todos viram e que eu falhei redondamente - a Lista de Schindler é outro deles!

Bjs

1:06 da manhã  
Blogger Catwoman said...

olha olha a bee...lol
anda afazer publicidade ao seu blog?acho bem pq é mto engraçado!
É assim, a lista de schindler confesso que será boa para quem ache que o holocausto nao existiu e afins.
Gostei mas sai de lá perturbada.
Os filmes de guerra sao terríveis, mas os da 2a guerra, quando metem campos de concentraçao e crianças...too much for me.
Há um filme excelente, acho que é do J.Pakula que nunca quis ver porque aminha mae disse-me que nao ia aguentar.
Eu choro aver a Oprah...
bjs!e aluga o filme, mas vê seguido como no cinema, nao vale levantar e ir atender o tel, tem que ser à seria para interiorizar.

1:15 da manhã  
Blogger Catwoman said...

Que estupidez, esqueci-me de dizer o nome do filme:
Escolha de Sofia com Streep e Kevin Kline.
bjs

1:17 da manhã  
Blogger Giso said...

MAU! MAU!

Tb e' um dos meus favoritos de sempre. Revi-o ha' pouco tempo.
Mas do vietname prefiro o apocalipse agora. :-) E' mais insano. Tb gosto do jardim de pedra.

Bjs

3:53 da manhã  
Blogger fernando lucas said...

a famosa cena de saltarem do helicóptero e partir as pernas, ao fazer a roleta russa e o de Niro tentar para o sangue que sai da cabeça do Walken também fez "moça" na minha infância. e só o vi uma única vez.

1:52 da tarde  
Blogger Catwoman said...

Gi, nóa costumavamos ver juntas!nao te lembras que eu tinha cassette beta do meu pai lol?

3:07 da tarde  
Blogger Catwoman said...

manualde deus,a cena da roleta russa era a que eu tava a falar...e a do helicoptero tb gosto muito..

3:09 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

a do helicopetro ainda tenho de vez em quando às sextas à noite ...

4:09 da tarde  
Blogger pp said...

Acho que não vi o filme, no entanto, acho que só damos verdadeiramente valor á liberdade, quando somos privados da mesma.
bjs

10:04 da tarde  
Blogger Catwoman said...

pp, ve o filme.

3:27 da tarde  
Blogger Bluedog said...

Sophia's Choice: quem viu aprende o que deve ser a verdadeira dor, mais não digo.

6:51 da tarde  
Blogger Catwoman said...

bd essa parte eu por acaso sabia...talvez por isso ainda nao vi...
bjs

8:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home