quinta-feira, dezembro 28, 2006

De la Crise Please

Não há ano, não há mês, não há dia em que não se fale de crise nas notícias deste país.
Desde de que me lembro de ver televisão que se fala de crise.
Até naqueles programas horríveis com a Ivone Silva tipo sabadabadu, que davam há quinhentos anos, quando so havia dois canais, só se falava de crise.
Os portugueses gostam de justificar tudo nas suas vidas com esta palavra.
Mas antes seria bom saber onde se aplica.
Crise,
Alteração para melhor ou para pior no curso de uma doença;
Ataque, acometimento, acidente;
Momento perigoso ou decisivo de um negócio;
Perturbação que altera o curso ordinário das coisas;
Situação de um governo que encontra dificuldades muito graves em se manter no poder.
Moral: luta interior entre dois sentimentos
Ora bem.
Estamos doentes?
Devemos estar, para andarmos a falar na mesma merda há trinta anos.
Só que não estamos nem melhor nem pior, isso é que é incrível.
Estamos sob ataque?
Só se for, atacados por uma doença chamada pasmaceira agudis- contagiosa e mortal-.
Portugal é um acidente?
Sem dúvida. Um acidente grave que gerou milhoes de queixinhas.
Estamos num momento perigoso?
Perigosissimo! Então a comparar com países africanos ou árabes nem se fala!
Estamos perturbados?
Perturbados, sem curso e muito ordinários.
Estamos alterados?
Ao fim de semana a partir das duas confesso que até eu estou, e tambem vejo muitos por aí durante a semana.
O nosso governo tem dificuldades graves em manter-se no poder?
O nosso governo tem dificuldades em sair da cama quanto mais manter-se em pé.
Temos uma luta interior entre dois sentimentos?
Eu pelo menos tenho. Entre o, fico por cá ou ponho-me a andar de vez.
Está portanto provada a aplicação correcta da palavra crise.
Podem continuar a utilizar livremente sem qualquer complexo e em qualquer contexto.
Afinal de contas, Portugal devia ser primeiro nome para este país, e Crise apelido.
Portugal de la Crise.
Pelo menos era mais chique.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gosto e aprovo. "Portugal Pompognac de La Crise" soava bem melhor para esta república das bananas.

Já não aguento falar em crise quanto no mês de Dezembro gastámos o equivalente ao custo do aeroporto da OTA. Crise? O tanas.

Estamos é em crise cerebral é o que é, e essa ainda vai durar muuuuuitos anos pelo andar da carruagem.

Besos Marisol.

4:32 da tarde  
Blogger Catwoman said...

pompognac?nice...
crise cerebral, nao me lembrei dessa...
besos
mari

4:53 da tarde  
Blogger pp said...

Cat, este pais como todos os outros não é perfeito...longe disso :)
Mas repara, vais para o paradisiaco brasil arriscas-te a lá ficar, mas não é nas praias...é na quinta das tabuletas.
Vais para inglaterra...o mar é gelado e está um clima deprimente todo o ano.
Africa é o que é...
Medio Oriente nem se fala...estados unidos....uma cambada de presunçosos
Australia, muito longe...
Asia e oriente..enfim...
O que quero dizer é que todos eles tem coisas boas e coisas boas e más...
Olhano as desgraças que se passam no resto do mundo, até acho que aqui tudo é bem pacifico e em algumas situações até demais :)
Finializo com .....não váááááássss :))))))
Beijinhos

11:12 da tarde  
Blogger Catwoman said...

pp, mas é isso mesmo que eu quero dizer.Chega de queixas, há quem se possa queixar muito mais por ese mundo fora..
E crise entao no Brasil nem se fala.
Só tas a reforçar o que eu disse.
Desta vez até estou a defender portugal.
Anyway, nao vou alado nenhum....para já.lol
Por enquanto só planos de viagem para o Brasil...;)))))

11:45 da tarde  
Blogger Bluedog said...

Portugal de la crise, mais chique, só a Cat se ia lembrar desta...ri-me com vontade...quanto à crise, bem, sempre estamos em 33ºlugar no ranking dos países com melhores índices sócio-económicos. Not so bad, não lhes parece ????

6:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home