domingo, março 05, 2006

Brokeback Minds

Cada vez mais tento ir ao cinema sem falar com ninguém antes sobre o filme, não leio críticas e dispenso ver trailers que me contem tudo.
Este método consiste sobretudo em ter a cabeça completamente limpa antes de absorver o filme e assim apenas ter a minha opinião, sem influências alheias.
Infelizmente, nem sempre consigo fazer isto, porque em jantares ou simples conversas, as pessoas adoram contar ou dar a sua opinião, mesmo depois de saberem que odeio isso.
Desta vez aconteceu com o tão falado "Brokeback Mountain", pois infelizmente, não consegui ir ver quando estreou e acabei por ouvir muita coisa sobre o filme.
A maioria das pessoas não tinham gostado e tinham achado uma seca, resumindo o filme a comentários inteligentes como, dois maricas lá na montanha a comerem-se um ao outro etc.
Enfim, lá fui com alguma expectativa, pelas oito nomeações e também por adorar o Ang Lee em trabalhos como "A tempestade de gelo" e "O tigre e o dragão".
Só posso dizer que tenho pena de viver num mundo onde há tanta cabeça onde a única coisa que corre lá dentro é ar.
O filme é excelente do príncipio ao fim, obviamente que é lento, e só assim poderia ser, dada a sua historia.
Quem quiser um filme de acção tem por aí muita merdalhoca por onde escolher.
É um filme interessante, cativante, profundo e sensibiliza qualquer pessoa que tenha algum interior e perceba alguma coisa sobre paixão e amor, independentemente de ser entre dois homens.
Ao fim de 20 minutos já é perfeitamente indiferente o tema ser polémico, o que interessa é que é um filme espectacular ao qual deveriam negar entrada a mentecaptos que não conseguem olhar verdadeiramente para as coisas para além daquilo que lhes poem á frente, e cuja opinião já esta pré formada como estereotipo social definido no seu cortex robótico e previsível.
Estas pessoas não merecem ver este filme.
É sem dúvida um dos meus preferidos de sempre e os actores estão simplesmente brilhantes e comoventes.
Espero que hoje ganhem todos os prémios.
Ang Lee és o maior.

8 Comments:

Blogger MIN said...

E ganhou.. não todos, mas alguns! Foi o ano da polémica! Crash!!! Para mim o melhor do ano passado!
Kiss

9:55 da manhã  
Blogger Joao said...

Crash, sem dúvida, parece esquecido pelos media. Quanto ao Brokeback, as tão faladas paisagens veêm-se num documentário sobre pastores. O romance, se fosse entre uma vaqueira e um cowboy não tinha nada de mais. Vê-se apenas.

10:45 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

BrockeBack é fantástico, merecia muitos mais prémios, todos.

Irrita-me que se diga do filme "um western gay" quando é tão mais do que isso.

10:49 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

a seguir aos prémios de ontem à noite uma famosa marca de jeans anunciou um novo modelo a lançar brevemente:

Hang Lee, especialmente para Cowboys

5:55 da tarde  
Blogger Bluedog said...

Eu também gostei do Brokeback e a tão falada lentidão é elemento indispensável daquela construção cuidada e rigorosa de um filme que se apresenta à primeira vista simples e linear, mas quantos momentos de cristal puro ! Mas lá que preferi o CRASH, aí não tenho dúvidas.

Para o G! a graça da nova marca de jeans para cowboys - neste caso mais própriamente "sheepboys" - tem graça. Apesar do risco, se houver algum par "premium", compro, pois o filme vai ficar um ícone na história do cinema (pelo menos pela descontrução do Marlboro country...)

7:08 da tarde  
Blogger pp said...

Concordo em absoluto contigo...enfm o mundo em que vivemos.
bj

10:24 da tarde  
Blogger Ricardo M. said...

Assim que tiver algum tempo este é um filme que estou ansioso por ver :)

Quanto à homosexualidade, bahhh, acho que ainda vamos ter de aguardar que a próxima geração chegue e que os "velhos" em ideias dêem de cana, infelizmente..

3:34 da tarde  
Blogger MIN said...

Cat, Crash ganhou porque é de facto superiror, não só por política, mas por tudo o que o filme transmite que ainda hoje me faz pensar...
mas eu tb adorei adorei o brokback...olha, amigas na mesma???
;o)
O Brasil ainda está pendurado?

9:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home