sábado, fevereiro 18, 2006

The Loss of Inocence

Ontem, como tantas vezes, passei pelas Amoreiras a caminho de casa, e reparei no meu antigo Liceu onde vivi quase toda a minha infancia e alguma adolescência.
Normalmente olho para lá e penso nisso dois segundos, mas ontem abrandei o carro e fiquei a reparar em cada parte do edificio, no jardim, nos pateos, onde tanta coisa da minha vida aconteceu, e lembrei-me de como tudo era tão leve, tao inconsequente, tão ingénuo e sobretudo tão despreocupado.
E mesmo tendo que me levantar ás seis da matina que é o terror total para mim, e ter que ouvir falar françês o dia inteiro, coisa que ainda hoje em dia tem as suas sequelas pois ninguém me ouve dizer uma palavra em françês, a verdade é que me lembro de estar sempre bem disposta em amena cavaqueira com as minhas amiguinhas e a fazer loucuras inesperadas que me caracterizavam, tanto como os meus canudos dourados que eu tanto odiava.
Não é que não houvesse algum stress, pois obviamente que, com psicopatas franceses a darem aulas aos berros, era preciso ter algum estômago, mas a vida passava alegremente e tudo o que acontecia, acontecia e pronto.
Não se ficava a moer todas as decisões durante semanas e a carregar fardos mentais esgotantes.
Era sem dúvida um lifestyle mais simples.
Agora tudo tem consequências, tudo tem que ser medido, pensado, falado, repensado, arrastado até ao âmago.
Nada é fácil, nada é simples, nada é rectilíneo.
Há dois pesos, duas medidas, vários caminhos e ramificações que se complicam e se embarassam em nós infindáveis e irremediáveis.
À medida que crescemos já não somos uma pessoa, somos uma partícula mínima que faz parte de todo um mundo ao qual não podemos fugir só por lhe virarmos as costas.
Tudo volta a cair-nos em cima, mais tarde ou mais cedo, isso é inevitável.
Talvez a isto se chame maturidade, talvez se chame perda de inocência.

23 Comments:

Blogger Bluedog said...

Chama-se "a long way to walk..."

Beijinhos

11:26 da manhã  
Blogger MIN said...

Não penses tanto!!!

2:10 da tarde  
Blogger Cereja said...

Talvez seja a "pdi" que nos faz pensar em tudo e mais alguma coisa; que nos faz interpretar - nós, sobretudo, as mulheres- o mais pequeno pormenor; que nos torna, de vez em quando" saudosistas e nostálgicas!!
Mas, sabes, o melhor é não pensar muito e aumentar logo logo o volume do rádio e trautear o que estiver a dar, nem que sejam as notícias :)

4:41 da tarde  
Blogger Ricardo M. said...

Cat, tudo têm consequencias desde o principio, só que existe a tal de responsabilização, antes não medias e hoje fazes-o.

Eu sinceramente não trocaria por nada ao mundo todas as consequencias que as minhas decisões me fizeram tomar. Basta aceitar a vida e seguir em frente, aceitar um quebra sem ficar a olhar para tras, mas sim olhando sempre em frente guardando em mente aquilo que foi feito e que tu não queres que volte a repetir-se.

Beijinho

4:42 da tarde  
Blogger Alexandre o Grande said...

Catarina: Com essa idade só agora perdeste a inocência?

Ok. Mais vale tarde que nunca :)

10:28 da tarde  
Blogger systas said...

brigadao pelo comment...decidimos passar pelo teu e deixar a nossa marka!ta mt fixe o teu blog...os textos sao cativantes!kiss*

11:45 da tarde  
Blogger Catwoman said...

1º ja corrigi a gralha...
sempre que escrevo posts tarde dá nisto...mas o que conta é a ideia geral, tou-me nas tintas pos erros mas pronto!

min..já sabes que eu gosto de pensar caramba!

12:55 da manhã  
Blogger Catwoman said...

cereja, olá!
nostálgica sou de facto, masoquista de todo, e daí nao gostar muito de me aventurar sem pensar antes nem que seja um bocadinho....just in case
bjs!

12:56 da manhã  
Blogger Catwoman said...

pois é borditas...só que como já erraste antes nao queres fazer mierda outra vez...
tu ainda és um jovem...tens tempo para remediar tudo...;)
bj

12:58 da manhã  
Blogger Catwoman said...

ola descamisado, (belo nome?!)...
mtas vezes o que fica para tras nao é passado...é bem presente e real...
vou la ver atal inauguraçao...

1:00 da manhã  
Blogger Catwoman said...

Alexandre o grande (belo nome tb)
..achas-me velha é?!lol


Systas, thanks!

1:01 da manhã  
Blogger Humor Negro said...

Ninguém disse que isto ia ser fácil...

2:10 da manhã  
Blogger pp said...

Oi Catwoman :),

na minha opinião eu diria que vamos cada vez mais sentindo na pele as consequencias dos nossos passos á medida que o tempo vai passando...
Eu penso que quando tomamos uma decisão em plena consciencia e a assumimos...não precisamos ficar depois a moer isso na nossa cabeça...(não generalizando).
Quando não resolvemos bem algum assunto...sem duvida que pode, para não dizer vai, voltar a cair na nossa cabeça....acho que tem tambem a ver em como o resolvemos dentro de nós...
Eu não lhe chamaria maturidade...pelo contrario...mas ainda assim é só uma opinião...
Cada um tem o seu timing para adquirir lucidez e se não for nesta vida será numa outra qualquer....digo eu. :)
bjs :)

10:55 da manhã  
Blogger pp said...

Acho que o facto de tu gostares de pensar...é muito bom...

10:57 da manhã  
Blogger MIN said...

Está bem, mas não te esqueças de "sentir" também!

11:38 da manhã  
Blogger Ricardo M. said...

Cat, aqui a minha idade não tem nada para o caso, vivo num mundo que a média de idade é entre os 30's e 40's, sinto-me muito mais à frente que a maioria dos da minha idade, talvez por me ter responsabilisado logo desde que começei a faculdade, estructurando toda a minha vida como eu entendia, e fazendo tudo para ter aquilo que queria, é claro que sempre se vão partindo alguns vasos p'lo caminho mas isso para mim não é travão, antes p'lo contrário. errar é humano cometer os mesmos erros várias vezes é estupidez, se bem que seja fácil cair na tentação de os cometer várias vezes, há que ter sangue frio e saber não voltar a meter o pé na mesma poça.

7:29 da tarde  
Blogger Catwoman said...

min, nao se pode viver á base de sentimentos...ha outras coisas a considerar...

2:55 da tarde  
Blogger Catwoman said...

bordas...qdo eu falo na tua idade é no sentido de ainda teres muito tempo para fazer certas coisas e ainda bem para ti..vais evoluindo progressivamente e saudávelmente...
é obvio que cometer os mesmos erros é estupidez e daí o eu achar que devemos pensar e reflectir bem antes de nos precipitarmos alegramente sem medir consequencias.
Agora que isso pode tirar o sal á vida pode.
OLha ontem vi uma reportagem sobre o concerto:
1,2 milhoes!!!!!!e tu la no meio...e so gajas giras....como é que foi afinal?

2:59 da tarde  
Blogger MIN said...

há tudo a considerar...mas não fiques louca de tanto pensar e repensar!!!
Simplifica!

3:47 da tarde  
Blogger ng said...

Olá Cat!!
Bom post. Sabes, tenho a sensação que nos dias de hoje todos os problemas são complicados. E isto porque andamos sempre com demasiado medo das consequências das nossas decisões. Bolas, não seria tudo bem mais fácil se fôssemos simplesmente espontâneaos (e íntegros)?
Consequências?? Mate, I'll cross the bridge when I come to it...
:)

Já agora, o que é que aconteceu ao sweet lounge?
Bjs

12:51 da manhã  
Blogger Catwoman said...

ola lx, e se ja estivermos na ponte??
o sweet lounge retornará em breve..
bj

2:21 da manhã  
Blogger ng said...

Bom, se já estiveres na ponte, então a situação é bem melhor. Estás em posse daquilo a que os economistas ou matemáticos chamam de informação perfeita. Assim, é só escolher a melhor opção mediante o teu objectivo (e assumindo que não há nenhum suicide killer debaixo da ponte).

4:23 da tarde  
Blogger Ricardo M. said...

:D

Foi simplesmente genial, nunca tinha visto tanta mulher bnita junta :nhamnham:

Sensação indescritivel, foi simplesmente loucura.

8:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home